terça-feira, 3 de maio de 2011

Amor e Revolução

Estava passando os canais de TV esses dias e, como não tinha nada de interessante, coloquei no SBT. Estava passando a nova novela "Amor e Revolução", uma novela que retrata o Golpe Militar de 1964.
Me chamou a atenção pelo fato de gostar de Historia do Brasil, principalmente sobre a Ditadura Militar, pois não é que eu  gostei?
Eles contam a história misturando tortura, lutas, ideologias, jornalistas perseguidos e, como toda boa novela, fala também de amor. Um amor nada convencional entre uma lider estudantil  e um militar, um romance que surge entre a batalha pela democracia e a luta em defesa da liberdade.


Uma coisa que achei bem legal foi em saber que no Brasil a liberdade de expressão existe!!!
Muitos militares tentaram repudiar para a novela não entrar no ar (porque será?), mas graças a liberdade que hoje temos de contar a história do nosso pais de forma nua e crua, eles não conseguiram.
Mas nem sempre foi assim. A repressão caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão àqueles que eram opostos ao regime militar.


A liberdade de expressão e de organização era quase inexistente.





Partidos políticos, sindicatos, agremiações estudantis e outras organizações representativas da sociedade foram extintas ou sofreram intervenções do governo. Os meios de comunicação e as manifestações artísticas foram submetidos à censura



O mais interessante é que, sempre no final da novela, alguma personalidade que vivenciou a Ditadura Militar faz um depoimento muito comovente. Em um desses depoimentos eu me emocionei muito, não pude conter as lágrimas.
O SBT está de parabéns por nos proporcionar a oportunidade de conhecer um pouco da nossa história. É conhecendo o passado que podemos compreender o presente e porque não, o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário